quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

NR18 - Operador de plataforma de trabalho aéreo móvel

Objetivo qualificar os profissionais habilitados, a elaborar, coordenar e também ministrar cursos para trabalhadores que operam máquinas. O conteúdo deste curso visa conformar a NR 18 - Incluso IV - operador de plataforma de trabalho - PTA. Com altura de trabalho de 47,52 m, a plataforma JLG Serie Hax possui de lança articulada com alcance horizontal de 24,16 m e dimensões de 2,44 m x 0,91 m. Seu peso bruto é de 26,3 toneladas e também seu tanque, a diesel, tem capacidade de 257,41 l.

Desenvolver a capacidade precisa para a treinamento de instrutores, multiplicador de treinamento para operadores. Não oferece treinamentos, porém os mesmos são ministrados por Centros de Treinamento e aprovados pela organização. São dezenas de turmas capacitadas com treinamentos sendo realizados, inclusive, no formato In Company. Todas as plataformas aéreas de trabalho estão equipadas com dispositivos de segurança que segue as noras vigentes da NR 18 e ABNT/NBR 15646 e outras Normas Internacionais pertinentes a esse tipo de atividade. Treinamento especializado para Supervisor e também Encarregado de Obra para trabalho em profundeza com PTA (Plataforma de Trabalho Alheado).

Também ocorrem batidas em desníveis, que acontecem muitas vezes por não se acompanhar as recomendações do manual, qual delimita as inclinações máximas para subida e também descida com a plataforma. Há 10 anos, iniciou a atuação com locação de plataformas de trabalho alheado na empresa Motormac. As dicas operacionais próximo consistem de passos essenciais que um operador de MEWP (Plataforma Móvel para Trabalhos em Elevação) deve tomar para reduzir a possibilidade de uma queda potencialmente mortal. E também também é evento um trabalho prévio de isolamento do lugar logo inferior da plataforma, entre outras medidas.

Segurança e também boas práticas na utilização dos equipamentos é isso que a empresa oferece através do treinamento operacional e também de segurança em plataforma. Ao final do curso, os alunos terão uma suporte sólida no que compete a operação de plataformas de trabalho alheado móvel em realização de trabalho em altura, atendendo aos pré-requisitos estabelecidos na NR-18. Um operário que tenha recebido treinamento em plataforma aérea adequado saberá manusear o equipamento de modo preciso, sem sujeitar equipamento a esforços desproporcionais ou qualquer classe de erro, economizando tempo de trabalho sem que a qualidade seja em nenhum momento perdida. Os alunos que obtiverem no mínimo 70% de aproveitamento recebem a carteira de operador de plataforma com validade de dois anos a partir da data de realização do treinamento.

Com objetivo de aplicar e desenvolver a classificação e a segurança dos operadores de plataformas de transporte alheado, nós da Treinamento PTA viemos até você para Cursos Técnicos discursar que estamos nos aproximando de um extensa marco na nossa trajetória: Milésimo Operador Instruído!

Todo treinamento plataforma aérea possui, por objetivo, contemplar tanto conhecimento teórico sobre manuseio e também funcionamento da plataforma, como conhecimento prático para manusear e operá-la. Obs: NR 18, Incluso IV - Deve-se realizar treinamento periódico anual e também sempre que acontecer quaisquer das seguintes situações: a)variáveis nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; b)acontecimento que indique a premência de novo treinamento; c)retorno de retiro ao trabalho por período superior a noventa dias; d)mudança de empresa. AULA PRÁTICA: Transporte, movimentação de cargas e materiais com a Plataforma Elevatória, cuidados com equipamento e também a movimentação, procedimentos de operação, Procedimentos de Carga/Armazenamento/Circulação, operação prática com a Plataforma Elevatória, avaliação prática. De antemão de operar uma plataforma aérea, é indispensável que utente inspecione a superfície do solo, verificando fatores muito importantes como a composição do solo, se existem rampas, identificar se os pneus não estão desgastados ou com baixa pressão e as condições do vento. Tem capacidade para 450 kg na plataforma principal tamanho grande curso (1,12 m x 2,5 m) e também até 113 kg sobre a extensão de 1,27 m. A largura do chassi é 0,76 m, possibilitando passagem por portas e também corredores estreitos.

Para treinamento especializado para treinamento de operadores de PTA (Plataforma de Trabalho Airado) com validade de 2 anos, saiba mais detalhes em Treinamento operador de PTA

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Precisei, encontrei e recuperei meus arquivos

Trabalhando tranquilamente eu conecto o meu HD externo no note e quando dou por mim, nada abre.
tira e põe novamente, desliga o micro...alguns minutos depois eu me dou conta que o meu HD quebrou, tudo que achava que estava bem guardado eu não possuía mais, só uma caixinha preta com um cabo pequeno de entrada USB3.0, nada mais.

Desespero é o que vem primeiro, e agora o que vou fazer. Logo após é a faze de conversar com amigos e conhecidos pelo whatsapp, mídias sociais, tel. Só tenho esse assunto. Uma cacetada de dicas, suposições e histórias, mas o meu problema continuava sem solução.
A terceira ação foi entrar no Google e tentar resolver o problema com tutoriais e nada que eu encontrava me dava coragem de fazer, perdi algumas horas com isso até que me deparo com algumas empresas que trabalham com isso, comecei a pesquisar.
O duro da internet é a confiança, como ter se ninguém te indicou, as histórias de arapucas logo vem a mente para ajudar mais, não é fácil.

Apos algum tempo pesquisando fiquei entre duas que achei mais sérias e entrei em contato. Logico que levei em conta a proximidade e a localização da empresa. Acabei fechando com a UTI dos Dados e fui la na rua Campos Sales. Falei com o Wellington por telefone antes que me pareceu saber sobre o assunto e foi muito honesto comigo sobre a recuperação dos dados e seus riscos e que precisava examinar a mídia para ter certeza sobre a solução. Disse também que eu poderia enviar pelo correio que não tinha problema algum, era bem seguro se eu acondicionasse direitinho o HD em uma embalagem (caixa de papelão). Mas não precisei pois era perto e tinha que sair mesmo para outros compromissos e não teria problema nenhum em dar uma passada lá.

Não sei se vocês ja passaram por isso, espero que não é terrivel! Porém, no final eu consegui tanto os meus queridos arquivos de volta como meu HD voltou a funcionar. Contei esta história porque estamos todos correndo este risco de algum equipamento em que trabalhamos quebrar e senti falta da indicação de profissionais capacitados e sérios para solucionar este problema, assim deixo aqui o telefone e o link para o site da UTI dos Dados.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Quais as coisas mais importantes em um projeto

Em todos os projetos em que fiz parte de alguma forma, não por acaso, nos que de certa forma deram certo, tem algumas etapas e características em comum e estavam baseados solidamente nos princípios de marketing.

Como é de se esperar, todos começaram a partir de uma boa idéia e foram discutidos inúmeras vezes até ganharem solidez. Estas idéias vem de inúmeras formas diferentes que as vezes nem parecem verdade. Das mais simples até as que se tem que explicar exaustivamente para serem completamente entendidas. Aqui entramos no processo de identificação das necessidades.

Outro processo que ajuda imensamente os novos projetos é a pesquisa. Quando bem feita, uma pesquisa pode até acabar com a idéia, ou modificá-la, pode fazer algumas adições importantes a idéia. Enfim, as pesquisas direcionam os projetos e dão ótimas perspectivas. Podem dar, por exemplo, uma ótima noção sobre o tamanho do mercado que este projeto esta envolvido e com isso determinar o quanto pode ser ganho. Nesta etapa, quase sempre são determinadas ou descobertas as vantagens competitivas deste projeto.

Planejamento é sem dúvida a parte mais delicada, a que vai definir os prazos, investimentos, objetivos e quem vai executar o projeto. No gerenciamento de projetos, o planejamento é crucial para que haja consonância nas expectativas de todos os envolvidos, desde o idealizador até sua equipe, dos fornecedores aos investidores. Através do planejamento que se constrói todos os objetivos em acordo com todos e que se estabelece as regras. Portanto, sem planejamento fica quase impossível levar um projeto adiante e garantir a plena satisfação.

Identificar e prever quem esta mais apto a executar um projeto é muito difícil, principalmente se o produto ou serviço em questão ainda não existe nem concorrência. A execução deve ser feita pensando em competências e distribuída o melhor possível. Aqui pode ser a etapa onde é separado quem ganha ou perde dinheiro. Uma execução mal feita pode custar milhões e se inverso for pode melhorar os custos e possíveis lucros. Uma embalagem, por exemplo, se negligenciada a sua principal característica o produto pode ter suas vendas enormemente denegridas, parecendo que as pesquisas estavam erradas, entre outras etapas, um verdadeiro caus se instaura no projeto

Neste primeiro artigo sobre projetos nós podemos concluir que é preciso muito mais do que uma boa idéia para se ter um bom negócio.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Marketing De Relacionamento

Único no Brasil, curso Especialização em Marketing|Marketing direto|Marketing de conteudo Direto, realizado pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), oferece uma visão completa e atualizada de todo arsenal que compõe Marketing Direto. Os consumidores definem uma hierarquia de valores, desejos e necessidades com base em dados empíricos, opiniões, referências obtidas de propaganda, de depoimentos e experiências anteriores com produtos e serviços e usam essas informações para formarem uma imagem, definem uma posição ( posicionamento) do produto em suas mentes e então tomam decisões de compra.

 Através desta pesquisa foi possível observar que a maioria das empresas que se utilizam da ferramenta Planejamento Estratégico percebem um melhor resultado na comunicação vertical e horizontal, uma mudança e melhoria no estilo gerencial, uma melhor visão do futuro, uma liderança mais eficaz, diminuição de conflitos e maior faturamento, que certamente demonstra a importância da ferramenta se bem utilizada. Profissional de marketing ao entender sobre comportamento do consumidor, sobre os aspectos relevantes para tornar-se diferencial, perceber, analisar e identificar as necessidades e desejos do consumidor, passa a ter critérios favoráveis em sua organização, principalmente no que tange a percepção do que influencia comportamento do consumidor na decisão da compra.

{marketing digital relacionamento}
Através das estratégias de marketing de relacionamento, a empresa poderá projetar e lançar ações voltadas aos seus clientes, buscando sempre que estes se tornem cada vez mais próximos a seus serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los, pois poderão reconhecer valor e esforço a eles disponibilizados, preocupados com seu bem-estar e atendendo, prontamente, às suas solicitações. Os procedimentos de pesquisa que foram utilizados para a realização deste trabalho de conclusão de curso, que tem como finalidade a viabilidade de implantação do mix do marketing na AG FRUTAS, tendo em vista um melhor serviço na empresa e, sobretudo para seus clientes, buscou desenvolvê-lo por meio de conceitos e definições do marketing e mix do marketing, identificando a forma com qual são tratados esses serviços atualmente na empresa e definindo então, um novo caminho para a mesma.

 Em resumo, as inovações implementadas resultaram, de uma forma geral, em aumento de faturamento, aumento do número de clientes, liderança do mercado local, inserção em novos mercados e setores, marketing digital estabelecimento de rede de parceiros, modernidade e credibilidade da marca, reconhecimento no mercado nacional e participação e classificação no premio Finep de inovação tecnológica. Desde 21 de abril deste ano de 2015, Google mudou a forma de interpretar os sites da web entrando em vigor a qualificação da relevância de navegação através de dispositovs móveis, onde a partir desta data, milhares de sites começaram a sumir dos seus resultados de busca por não estarem dentro dos padrões mínimos de qualidade exigidos pelo buscador, ou seja, os sites devem ser totalmente responsivos, caso contrário poderão ser punidos e sofrerem grandes quedas em seu posicionamento orgânico.

sábado, 7 de janeiro de 2017

A força de uma Landing Page para um negócio


É neste universo que se encontram as Landing Pages, páginas na internet desenvolvidas com intuito de anunciar um produto e serviço, usando e abusando das técnicas agressivas de publicidade. Normalmente são de páginas únicas, sem detalhes sobre a parte institucional da empresa, o foco aqui é o item a ser vendido. A força de imagens e vídeos de qualidade é bem vinda, sempre com chamadas de texto de grande impacto.

No mundo dos negócios, uma das coisas mais importantes são as vendas e tudo que puder ajudar neste aspecto é bem vindo. São peças publicitárias, equipes de vendas, feiras de negócios, show room, website, e-commerce, anúncios, ad-words, ente outros. O pessoal do marketing está sempre quebrando a cabeça para criar novas chances de negócios, alguns de baixo investimento e outros bem caros.


As Landing Pages são criadas para:
  • Lançamento de produto;
  • Comunicação sobre um evento;
  • Ajuda a uma campanha de promoção publicitária;
  • Indicar um diferencial competitivo;
  • Reforçar uma mudança estratégica;
  • Buscar melhores conversões;
  • Diminuir o tráfego de uma página em uma época específica;
  • Captação de leads para EMKT ou Newsletter.
É lógico que elas podem ser criadas com outros fins mas, estes acima são os mais comuns.

Sempre que possível, uma landing page deve ter um call to action (chamada para ação) logo no início, para "pegar" o cliente no impulso o mais rápido possível. Pode ser um botão com um link para a compra ou um formulário curto para cadastramento, etc.. Outro aspecto bastante usado é o de fontes grandes e modernas, de fácil leitura. Veja um bom exemplo de landing page para ajudar nas vendas de cursos qualificatórios da RRQualifica.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Por que o Marketing Direto é tão importante para o marketing digital

O marketing indireto contribui para a disseminação de informações sobre seus produtos ou serviços, suas alterações e sobre a sua empresa e faz aumentar o reconhecimento e o recall da sua marca. Quanto mais pessoas ouvirem falar sobre a sua marca e comentarem a respeito dela (o que é, por definição, o marketing "boca a boca'), mais oportunidades haverá para que outras pessoas procurem sua marca e comprem seus produtos ou serviços. Ao longo do tempo, cria-se a confiança e as pessoas tornam-se consumidoras fiéis da sua marca. Uma vez que tenham se tornado fiéis, essas pessoas passarão a defender a sua marca, protegendo-a contra qualquer tipo de negatividade. Uma turma de defensores constitui-se de uma força poderosa on-line, do tipo que pode sustentar ou aniquilar uma empresa.

A título de exemplo, vale a pena conhecer a história de Lorrie Thomas, que soube como consolidar seus negócios por meio do marketing indireto nas mídias sociais. A Marketing therapy usa o seu blog empresarial como uma "central" para as suas atividades nas mídias sociais, que incluem um show de rádio chamado BlogTalkRadio, além de três contas no Twitter. Como a própria Lorrie define, "o marketing nas mídias sociais procura construir relacionamentos e manter conversações sobre temas de interesses comuns: quanto mais 'tentáculos' você tiver disponíveis, mais pessoas irão encontrar você. Nós utilizamos o marketing nas mídias sociais para consolidar a nossa presença e para auxiliar os consumidores. Eu sempre digo que 'usamos as mídias sociais para servir, não para vender".

Para Lorrie Thomas e a Web Marketing therapy, as mídias sociais contribuíram para o crescimento da companhia, levando-a muito além de suas raízes californianas, até um alcance geográfico muito mais amplo, a novo empreendimentos, ao envolvimento em palestras e a muitas outras coisas. Lorrie enfatiza que para obter sucesso nas mídias sociais é necessário utilizar a sua própria voz e divertir-se, através da cooperação e de conversações on-line. Segundo Lorrie, "nossa agência não poderia ter sido o que é, hoje em dia, sem o marketing nas mídias sociais. Nós não teríamos conquistado a reputação que temos. As mídias sociais nos posicionaram no mercado; e agora, 75 dos negócios que realizamos dependem completamente das mídias sociais". 

Ao idealizar a sua estratégia de marketing para as mídias sociais e importante lembrar-se de que quase todas as atividades nelas desenvolvidas podem ser consideradas como formas de marketing indireto. Todos os "Quatro Cs" envolvidos no marketing para as mídias sociais, podem ser utilizados para o marketing indireto. Por exemplo, você pode criar conteúdo no seu blog, compartilhá-lo através de sites de bookmarking social, construir uma comunidade em um grupo do Linkedin e estabelecer contatos através do Facebook

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Gerenciamento de Preços em Marketing

Dentro do composto mercadológico, o preço tem um papel singular, já que é o único elemento do marketing-mix a proporcionar diretamente receita para a empresa. Os preços têm sido tratados com grande nível de profundidade pelas ciências econômicas, as quais, no entanto, focalizam seus aspectos relacionados ou à economia como um todo ou a mercados particulares, não possibilitando a análise de preços do ponto de vista das marcas.

Para o estabelecimento do preço de um produto, alguns passos são necessários, a saber: a identificação e seleção dos objetivos de preço, a análise dos clientes e a estimativa de demanda, a estimativa de custos próprios, a análise da concorrência e, finalmente, a escolha do método de apreçamento.

Em paralelo, é importante entender as diferenças entre agregar valor e valor agregado. Você tem mais detalhes em DiretoDoMarketing.

Os métodos de apreçamento são classificados em: baseados em custos, na concorrência e em valor para o cliente.

Os métodos baseados em custos permitem conhecer o menor preço a ser estabelecido. O cálculo do ponto de equilíbrio permite estabelecer a quantidade a ser vendida, a partir da qual a empresa cobre seus custos fixos e variáveis. No entanto, esses métodos ignoram o mercado e estão baseados em dados questionáveis, já que existem diferentes métodos de custeio.

Métodos baseados na concorrência têm como aspecto positivo o fato de utilizarem informações de mercado e permitirem a competitividade dos produtos. Como aspecto negativo, esses métodos não levam em consideração os custos da empresa, o que pode inviabilizar o negócio mais cedo ou mais tarde.

Métodos baseados em valor para o cliente focalizam sua atenção no processo de troca que há com o cliente. A percepção do valor do produto pelo cliente é que deve determinar o seu preço.

Para um planejamento efetivo e prudente do preço, é necessário efetuar simulações com todos os métodos, a fim de se obter um conjunto de informações que propicie a melhor tomada de decisões a respeito.Independentemente do método, considerações éticas devem permear tais decisões, já que o próprio mercado observa e premia as empresas que assim o fazem. Uma vez no mercado, descontos, promoções e realinhamentos são necessários, sendo considerados parte da gestão cotidiana do produto.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Segurança no trabalho aéreo - importância

Um dos setores que mais investem em segurança é vitima de uma das tragédias mais esdruxula possível. Agora seguem as indagações, falta de treinamento? Excesso de confiança? Ganância exagerada? Normas não respeitadas? entre outras questões não respondidas.

Esperamos que o tempo de resposta seja diferente de outros acidentes ocorridos anteriormente e que as famílias atingidas não esperem tanto para serem atendidas em sua plenitude.
Deixo aqui algumas palavras de opinião pessoal sobre este caso:

Tragédia renunciada
Renunciou-se a segurança e o bom senso, renunciou-se a física e a inteligência, renunciou-se a vida. O bom senso de colocar a segurança em 15 minutos de tolerância em um trajeto com mais de 4 horas. A inteligência aplicada onde não é necessário ser nenhum físico para saber que uma viagem nas condições climáticas e geográficas destas, deve-se considerar a possibilidade de, no mínimo, acontecer alguma complicação.
Agora choramos por diversas vidas perdidas por uma idiotice sem precedentes, que se confirmado, coroa esta tragédia. E esta eu renuncio!

Enquanto aguardamos por mais informações, nos confortamos com as milhares de atitudes positivas, de carinho e muita solidariedade, que ecoam pelo mundo a fora. Nos deixam esperançosos, colocam uma venda fina sobre os olhos calejadamente descrentes. Vemos imagens doces como as de ontem nos dois estádios lotados de amor. Graças a Deus!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Tendências sócio-culturais de um mercado

Trata-se da análise das tendências relativas aos gostos, preferências, hábitos e atitudes das pessoas que direcionam a decisão de compra para determinados bens e serviços em detrimentos de outros, que se manifesta em praticamente todas as variáveis do macroambiente de marketing.

E é a própria sociedade que define e molda essas crenças, esses valores e as normas em um contexto geral, bem como as mudanças de demanda por determinados produtos, como cigarros com baixo teor de nicotina, alimentos lights e funcionais, empresas sociais e ambientalmente responsáveis.

Fora quando algum tipo de consumo é indicado por leis ou normas, principalmente no setor de serviços. É importante nos lembrarmos de que a cultura é formada por subculturas com comportamentos distintos entre si. Por exemplo, os consumidores do nordeste brasileiro têm hábitos diferentes dos consumidores do sul do país - os gaúchos adoram churrasco e tomam chimarrão, ao passo que os baianos adoram acarajé.

Na cidade de São Paulo, as diferenças são bem próximas e claras. No centro da cidade, no bairro da Liberdade, por exemplo, prevalecem os hábitos orientais, com lojas, restaurantes e festas típicas de países como Japão e China. Próximo dali, no bairro do Bexiga, prevalecem os hábitos italianos - principalmente no que diz respeito aos alimentos -, com forte presença de cantinas e padarias especializadas em pães e antepastos típicos do país.

Avaliar as variáveis de origem sociocultural envolve, entre outros fatores, as mudanças nas crenças, nos valores e nas  normas sociais, a relação das pessoas consigo mesmas e com os outros e, também, os hábitos, a moda e os costumes.

Entre as diversas fontes de informação, podemos citar os jornais e as revistas - tanto os de bairro quanto os de grande circulação -, e podemos também optar por especialistas do assunto, fazer observação pessoal e pesquisas de campo.

Variáveis de origem demográfica 

As variáveis de origem demográfica são compostas das características da população em geral. Em outras palavras, trata-se da análise das tendências relativas a características da população de uma região ou país que podem afetar as atividades das organizações. Essa análise envolve questões como o crescimento populacional, o nível de escolaridade, a diminuição dos casais tradicionais, a mudança na constituição das famílias, o aumento do número de homens e mulheres solteiros, a diminuição do
número de nascimentos e o aumento do número de mulheres que compõem o mercado de trabalho e dos habitantes das áreas urbanas.

As informações podem ser obtidas por meio das pesquisas do IBGE, das pesquisas de mercado e em periódicos como revistas e jornais, associações de classe, entre outras. Agora, o exercício é imaginar-se daqui a dois anos dirigindo uma organização e procurando destacar as tendências demográficas, as oportunidades e as ameaças, e o impacto desses fatores na organização.

Para mais assuntos sobre marketing eu indico o site Direto do Marketing

sábado, 26 de novembro de 2016

Como criar o design gráfico de uma embalagem

O design de embalagem é a área do design gráfico com a qual o público tem mais contato. É uma das áreas mais complexas, que envolve projetos bi e tridimensional - Superfície e Objeto
Com certeza o acumulo de informações vindos de uma detalhada pesquisa, irão ajudar muito no desenvolvimento correto da embalagem.

As questões ambientais são de extrema importância para os designers de embalagem, mas a comunicação entre o produtor e o consumidor é um fator que jamais pode ser negligenciado.
Nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais, as embalagens são a principal ferramenta de venda. muitas vendas são decididas pela propaganda feita na embalagem, através de algum estimulo visual ou informativo. Este é um grande desafio que o designer de embalagens tem pela frente, desenhar não só para proteger ou preservar, mas apresentar um design de qualidade, tanto em duas como em três dimensões.

É essencial que qualquer material que você escolha funcione apropriadamente. Você deve levar sempre em consideração que certos materiais estão sempre ligados a certos valores.
O design de superfície tem um papel importante e precisa funcionar igualmente em todas as faces da embalagem.

A identidade visual e o brand, representadas pela embalagem, são extremamente importantes para o sucesso da comunicação com o público. A escolha da tipografia, das cores, da composição e das imagens influenciam no contexto e no público alvo para o qual é destinado. Mudanças sutis podem significar grandes alterações no posicionamento do produto, assim como na atração do público.
Não podemos esquecer que o design de embalagem está particularmente sujeito a influência deixada pelas marcas famosas: certas cores, tipografia, imagens e outros elementos gráficos tornaram-se sinônimos de algumas marcas e produtos de sucesso, e o designer que ignorar esse aspecto corre o risco de perder os consumidores.

Como você pode perceber, o design de embalagens é bem mais complexo que o esperado e deve ser considerado muitos aspectos no seu desenvolvimento.
Caso goste do assunto e queira saber mais sobre embalagens e como criá-las, de uma olhada no blog Direto do Marketing.