Trata-se da análise das tendências relativas aos gostos, preferências, hábitos e atitudes das pessoas que direcionam a decisão de compra para determinados bens e serviços em detrimentos de outros, que se manifesta em praticamente todas as variáveis do macroambiente de marketing.
E é a própria sociedade que define e molda essas crenças, esses valores e as normas em um contexto geral, bem como as mudanças de demanda por determinados produtos, como cigarros com baixo teor de nicotina, alimentos lights e funcionais, empresas sociais e ambientalmente responsáveis.
Fora quando algum tipo de consumo é indicado por leis ou normas, principalmente no setor de serviços. É importante nos lembrarmos de que a cultura é formada por subculturas com comportamentos distintos entre si. Por exemplo, os consumidores do nordeste brasileiro têm hábitos diferentes dos consumidores do sul do país - os gaúchos adoram churrasco e tomam chimarrão, ao passo que os baianos adoram acarajé.
Na cidade de São Paulo, as diferenças são bem próximas e claras. No centro da cidade, no bairro da Liberdade, por exemplo, prevalecem os hábitos orientais, com lojas, restaurantes e festas típicas de países como Japão e China. Próximo dali, no bairro do Bexiga, prevalecem os hábitos italianos - principalmente no que diz respeito aos alimentos -, com forte presença de cantinas e padarias especializadas em pães e antepastos típicos do país.
Avaliar as variáveis de origem sociocultural envolve, entre outros fatores, as mudanças nas crenças, nos valores e nas normas sociais, a relação das pessoas consigo mesmas e com os outros e, também, os hábitos, a moda e os costumes.
Entre as diversas fontes de informação, podemos citar os jornais e as revistas - tanto os de bairro quanto os de grande circulação -, e podemos também optar por especialistas do assunto, fazer observação pessoal e pesquisas de campo.
Variáveis de origem demográfica
As variáveis de origem demográfica são compostas das características da população em geral. Em outras palavras, trata-se da análise das tendências relativas a características da população de uma região ou país que podem afetar as atividades das organizações. Essa análise envolve questões como o crescimento populacional, o nível de escolaridade, a diminuição dos casais tradicionais, a mudança na constituição das famílias, o aumento do número de homens e mulheres solteiros, a diminuição do
número de nascimentos e o aumento do número de mulheres que compõem o mercado de trabalho e dos habitantes das áreas urbanas.
As informações podem ser obtidas por meio das pesquisas do IBGE, das pesquisas de mercado e em periódicos como revistas e jornais, associações de classe, entre outras. Agora, o exercício é imaginar-se daqui a dois anos dirigindo uma organização e procurando destacar as tendências demográficas, as oportunidades e as ameaças, e o impacto desses fatores na organização.
Para mais assuntos sobre marketing eu indico o site Direto do Marketing
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