quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Gerenciamento de Preços em Marketing

Dentro do composto mercadológico, o preço tem um papel singular, já que é o único elemento do marketing-mix a proporcionar diretamente receita para a empresa. Os preços têm sido tratados com grande nível de profundidade pelas ciências econômicas, as quais, no entanto, focalizam seus aspectos relacionados ou à economia como um todo ou a mercados particulares, não possibilitando a análise de preços do ponto de vista das marcas.

Para o estabelecimento do preço de um produto, alguns passos são necessários, a saber: a identificação e seleção dos objetivos de preço, a análise dos clientes e a estimativa de demanda, a estimativa de custos próprios, a análise da concorrência e, finalmente, a escolha do método de apreçamento.

Em paralelo, é importante entender as diferenças entre agregar valor e valor agregado. Você tem mais detalhes em DiretoDoMarketing.

Os métodos de apreçamento são classificados em: baseados em custos, na concorrência e em valor para o cliente.

Os métodos baseados em custos permitem conhecer o menor preço a ser estabelecido. O cálculo do ponto de equilíbrio permite estabelecer a quantidade a ser vendida, a partir da qual a empresa cobre seus custos fixos e variáveis. No entanto, esses métodos ignoram o mercado e estão baseados em dados questionáveis, já que existem diferentes métodos de custeio.

Métodos baseados na concorrência têm como aspecto positivo o fato de utilizarem informações de mercado e permitirem a competitividade dos produtos. Como aspecto negativo, esses métodos não levam em consideração os custos da empresa, o que pode inviabilizar o negócio mais cedo ou mais tarde.

Métodos baseados em valor para o cliente focalizam sua atenção no processo de troca que há com o cliente. A percepção do valor do produto pelo cliente é que deve determinar o seu preço.

Para um planejamento efetivo e prudente do preço, é necessário efetuar simulações com todos os métodos, a fim de se obter um conjunto de informações que propicie a melhor tomada de decisões a respeito.Independentemente do método, considerações éticas devem permear tais decisões, já que o próprio mercado observa e premia as empresas que assim o fazem. Uma vez no mercado, descontos, promoções e realinhamentos são necessários, sendo considerados parte da gestão cotidiana do produto.

Um comentário:

  1. Legal saber que o preço não é só feito em cima dos custos da matéria prima e os custos variáveis de produção mais uma margem de lucro. Parabéns pelo texto!

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